Como Você Se Relaciona Com o Dinheiro?

Familia Feliz

Algumas pessoas dizem que o mundo seria um lugar melhor sem dinheiro e que o dinheiro é a raiz de todo mal. Outros acreditam que o dinheiro faz o mundo girar.

O que você acha? O dinheiro é algo que causa preocupação e tensão a você e sua família, ou você vê o dinheiro como algo que te capacita e permite que você faça as coisas que deseja na vida?

É importante entender o modo como você e sua família veem dinheiro e o papel que o dinheiro desempenha em sua casa. Suas crenças sobre o dinheiro te dão poder ou te enfraquecem?

 

Sua atitude em relação ao dinheiro

Você diz a si mesmo que você é apenas uma daquelas pessoas que nunca podem economizar dinheiro? Você acredita que algumas pessoas são melhores com dinheiro do que outras? Em caso afirmativo, por que algumas pessoas são melhores com dinheiro e por que você acredita que você e sua família não podem economizar dinheiro?

É comum que as pessoas culpem coisas como seu empregador, ou a cidade em que vivem, ou seu trabalho como a razão pela qual não conseguem economizar dinheiro. Pense sobre isso: se você mudar de emprego ou mudar de cidade , seus comportamentos de gastos e poupança mudariam? Nós diríamos que não.

Uma coisa é ser mal pago e morar em uma cidade cara com baixa renda, mas, em muitos casos, é a maneira como vemos e priorizamos o dinheiro em nossa vida que determina nosso saldo bancário no final do mês.

Estudos têm mostrado que aqueles que veem o dinheiro como o poder são mais propensos a ter problemas financeiros do que aqueles que veem o dinheiro como um provedor de segurança.

Estudos também mostraram que se preocupar com quanto dinheiro você gasta, comprar coisas na tentativa de se sentir bem e negar os hábitos de consumo é o mais perigoso. Em vez disso, vemos o dinheiro como algo que oferece oportunidade e segurança, e é menos provável que tenhamos dificuldades financeiras.

 

Entendendo suas motivações

A menos que sejamos cuidadosos e a menos que exploremos nosso relacionamento com o dinheiro, você pode se encontrar buscando o impossível. Como o famoso filósofo alemão Arthur Schopenhauer disse, “a riqueza é como a água do mar, quanto mais você bebe, mais sedento você se torna”.

Não há nada de errado em comprar bens materiais - um carro novo, móveis novos ou roupas novas, por exemplo. O que é mais importante é entender a motivação por trás do desejo e perguntar a si mesmo como a compra aumentará sua vida e seu bem-estar geral. É importante ter um relacionamento saudável com o dinheiro, onde você possa viver confortavelmente, mas ainda economizar dinheiro e não gastar demais.

 

Dinheiro leva a mais oportunidades

Ter dinheiro leva a mais oportunidades. Por exemplo, pense em procurar emprego. Ter acesso a dinheiro, seja através de poupança, cartão de crédito ou empréstimo, significa que você está em uma posição mais forte para explorar suas opções, em vez de ter que fazer a primeira oferta que surgir. Você pode se dar ao luxo de ser exigente e procurar oportunidades.

Ter acesso a dinheiro pode abrir seu mundo de várias maneiras - permitindo que você viaje mais livremente, faça reparos imprevistos, substitua itens quebrados e compre produtos quando necessário. Mais uma vez, quando o dinheiro é visto como um facilitador e algo que pode fornecer segurança, é menos provável que tenhamos problemas financeiros.

Então, qual é o seu relacionamento com o dinheiro?

Yes