Marketing das empresas no dia da mentira
O primeiro dia de abril é comemorado em todo o mundo como o dia em que as pessoas fazem brincadeiras e pegadinhas. Embora não seja considerado feriado, o Dia da Mentira é uma parte da cultura popular. Muitas empresas têm engenhosamente usado o Dia da Mentira ao longo dos anos para se aproximarem de seus clientes mostrando seu senso de humor. Aqui estão 8 inteligentes campanhas de marketing do Dia da mentira que impressionaram as pessoas:
1. Google
Esse gigante de tecnologia tem uma longa tradição de fazer piadas no dia da mentira. Em 2007, um dia antes de 1º de abril, o Google anunciou um novo serviço chamado “Gmail Paper”. O novo serviço permitiria que os usuários tivessem seus e-mails adicionados a um “arquivo de papel” e o Google supostamente os imprimisse em papel feito de “96% de soja orgânica pós-consumo”.
2. Planet Fitness
No dia da mentira de 2015, a popular rede de ginástica Planet Fitness nos Estados Unidos revelou um novo produto inovador chamado Reclino-max, uma poltrona reclinável que também é uma máquina de condicionamento físico. A empresa decidiu que não só queria trazer mais conforto para a academia, mas “mais academia para o conforto”. Toda a rotina de ir a academia e depois descansar estava resolvida, já que o Reclino-max permitiria que as pessoas fizessem as duas coisas ao mesmo tempo. O produto perfeito para o praticante preguiçoso. Pena que não é real.
3. Antissépticos bucal de bacon
A empresa de higiene bocal Scope decidiu reivindicar seu lugar no primeiro de abril com uma “realização suprema do bacon”. A fraude foi inteligentemente construída e incluiu um vídeo profissionalmente filmado, bem como um site e promoção de mídia social. Tão inteligente, na verdade, que as pessoas realmente acreditavam nisso. Algumas pessoas até queriam comprar o enxaguante “revolucionário”
4. Twttr vwl annncmnt
Tudo bem, no caso de você não entender o título, ele diz: "Anúncio de vogal do Twitter" em inglês. Em 2013, eles anunciaram uma mudança para um serviço pago. “Twttr” é a versão gratuita que permite apenas o uso de consoantes, enquanto “Twitter” seria a versão paga que você poderia utilizar incluindo vogais. Era óbvio que era uma farsa, apesar de alguns pessoas quererem acreditar que era verdade.
5. Branson e seu novo planeta
Você pode ou não ter ouvido falar de Mark Zuckerberg comprando uma ilha. Isso não é nada comparado ao que a Virgin disse sobre Richard Branson em 2011. A empresa global anunciou que “em um primeiro momento, Sir Richard revelou que comprou o antigo planeta de Plutão por uma quantia não revelada”. Ironicamente e apesar de sua magnitude (trocadilho intencional), este anúncio de que, embora isso tenha sido feito em 1º de abril, é muito mais crível do que algumas outras brincadeiras nessa lista. Richard Branson é apenas esse tipo de cara.
6. Botão do Amazon Dash
Todo mundo está esperando uma brincadeira no dia da mentira, então pode não ser o melhor dia para fazer grandes anúncios. No entanto, a Amazon decidiu fazer o inesperado e lançou o Amazon Dash no dia 1 de abril. O novo produto é um botão que pode ser usado para comprar instantaneamente determinados produtos que foram anteriormente atribuídos a ele. Por exemplo, você pode ter um Amazon Dash perto do seu detergente, se ele acabar, você pode encomendá-lo apenas pressionando o botão Amazon Dash. Muitas pessoas acharam bom demais para ser verdade e não acreditaram - bem, no começo.
7. Creme dental de Whopper do Burger King
Os hambúrgueres do Burger King são tão deliciosos que o ator do anúncio da pasta de dente do Whopper não escovou os dentes por duas semanas inteiras, apenas para manter aquele sabor de hambúrguer em sua boca. Bem, não pelo menos até a pasta de dentes Whopper sair. Uma das campanhas de marketing mais auto-promocionais. Ainda hilário, sem dúvida.